Verão: cuidados com a água devem ser redobrados

Por Aécio Gonçalves 23/01/2019 - 13:32 hs

A ingestão de água nesta época do ano deve ser intensificada em razão do forte calor. Mas é necessário tomar cuidados na hora do consumo, principalmente se estiver em algum local desconhecido, como por exemplo, em uma viagem. 

“Você tem a oferta de água não purificada, impróprias para o consumo, por isso é importante, durante a viagem, procurar uma água de qualidade para ingerir, como água mineral, e evitar consumir quando não conhece a procedência”, alerta o clínico geral José Francisco Zumpano, da Unimed-BH. 

Os cuidados na hora de se banhar ainda devem ser maiores. Várias doenças podem ser transmitidas pela água durante um mergulho e causar até febres, náuseas e diarreias. “É importante evitar locais com água parada porque é um meio de proliferação de bactérias e outros agentes nocivos à saúde”, detalha o médico.  

Desidratação

Segundo Zumpano é preciso ficar atento às doenças que estão diretamente ligadas ao calor, como a desidratação. “É uma doença típica do verão e pode causar incômodo e até levar a casos mais graves, principalmente em idosos e crianças que são as principais vítimas nesta época”, alerta.  

De acordo com o especialista, a desidratação ocorre por conta da perda de água no organismo, por isso a orientação é manter o corpo sempre hidratado e aumentar o consumo de líquidos. O recomendado é beber de dois a três litros de água durante os dias mais quentes.

 “No calor também temos o vento que não deixa perceber a desidratação, por isso a pessoa perde líquido e passa mal. Crianças e adultos mais idosos que têm dificuldade com o autocuidado precisam de mais ajuda nesse momento”. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/verao-cuidados-com-a-agua-devem-ser-redobrado